Pular para o conteúdo principal

Impressão Botânica - India Flint

Índia Flint e a produção de corantes botânicos




Designer, artista, escritora e criadora de ovelhas, India Flint nasceu em Melbourne e viveu em diversas localidades da Austrália, Áustria e Canadá.

 

Essa vida nômade enriqueceu suas experiências com tecido, arte e moda. Autora de ‘Eco Colour’ (Murdoch Books 2008) e ‘Second Skin’ (Murdoch Books 2011), compartilha métodos sustentáveis ​​para colorir papel e tecido.

 

Hoje reside na região rural no sul da Austrália e viaja pelo mundo ensinando a técnica que foi inspirada pela forma que sua avó da Letônia decorava os ovos de Páscoa.

 

Quando eu era uma criança muito pequena, tive a grande sorte de ser cuidada da minha avó materna, enquanto minha mãe prosseguia com estudos de arte. Aos poucos percebi o quão influente foi sua orientação e que eventualmente se tornaria uma forma de sustento, usando as simples técnicas que ela me ensinou todos esses anos atrás.

Trecho do livro “Eco Colour”.

 

A técnica de Eco Print desenvolvido no decurso da investigação para um Mestrado em Artes Visuais na Universidade da Austrália do Sul, tornou-se uma característica definidora da prática têxtil da Índia. A técnica permite grande economia de água, calor e tempo comparada com as técnicas tradicionais de tingimento natural, além de permitir que se aproveite as folhas secas que caem no chão e pequenas quantidades de plantas para criar peças únicas e estampas com ricos detalhes.


https://www.rebob.org.br/single-post/2019/08/09/%C3%8Dndia-Flint-e-a-produ%C3%A7%C3%A3o-de-corantes-bot%C3%A2nicos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crianças influenciam seus pais em relação às mudanças climáticas

Por  Instituto Brasileiro de Sustentabilidade A importância das crianças para nossa sociedade é inquestionável. São as crianças de hoje os cidadãos e agentes de amanhã, nas mais diversas áreas, vivendo e tomando decisões que impactarão tanto suas vidas de uma forma singular quanto a sociedade como um todo. Um artigo publicado na renomada revista  Nature Climate Change  elaborado por cientistas da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, demonstrou que as crianças exercem um importante papel quanto à conscientização sobre as mudanças climáticas dentro de suas famílias, pois, uma vez preocupadas com o tema, tendem a influenciar seus pais a também se preocuparem. Considerando que o conteúdo que as crianças aprendem na escola pode, de fato, influenciar no dia a dia mais sustentável da família, pode-se considerar a educação ambiental uma ferramenta de mudanças nos hábitos e preocupações relacionadas ao meio ambiente para agora, e não somente para as próximas gerações. Crianças que desenv