Pular para o conteúdo principal

Você sabe o que é Evapotranspiração?

FOSSA VERDE E CÍRCULO DE BANANEIRAS
Adicionar legenda

Cerca de 70% da quantidade de água das chuvas sobre a superfície terrestre retorna à atmosfera pelos efeitos da perda de água do solo por evaporação e perda de água da planta por transpiração. A evapotranspiração nada mais é que a soma destes dois fenômenos, fundamentais ao ciclo da água em todo o planeta.

A evaporação é responsável pelo movimento da água para o ar a partir de fontes como o solo, dossel florestal e corpos d’água, como lagos, córregos, rios e mares. A água recebe calor solar e aquece até que atinge seu ponto de ebulição. A partir daí, o calor não eleva mais a temperatura da água, ele age como calor latente de vaporização e converte a água do estado líquido para o gasoso. Este vapor d’água, se liberta do líquido e passa a compor a atmosfera, situando-se nas camadas mais próximas da superfície.

A transpiração representa o movimento da água dentro de uma planta, e a conseqüente perda da mesma para a atmosfera. As plantas, para desempenhar suas necessidades fisiológicas, retiram a água do solo através de suas raízes, retêm uma pequena fração e liberam o restante através de microscópicas válvulas presentes nas superfícies das folhas (os estômatos), sob forma de vapor d’água.

O conhecimento da água perdida por evapotranspiração é fundamental para se conhecer o balanço hídrico de uma certa região. Ela afeta diretamente o rendimento de bacias hidrográficas, a umidade atmosférica, a determinação da capacidade de reservatórios, regime de chuvas, entre outros. A evapotranspiração é melhor percebida em ambientes onde estes dois processos ocorrem simultaneamente: em solos com cobertura vegetal é praticamente impossível separar o vapor d’água proveniente da evaporação do solo daquele originado da transpiração das plantas.

Diferentes ambientes apresentarão diferentes taxas de evapotranspiração, uma vez que ela é afetada por vários fatores, como: estágio de crescimento da planta crescimento ou nível de maturidade, tipo de folha, a porcentagem de cobertura vegetal do solo, radiação solar, umidade, temperatura e o vento. A taxa de evapotranspiração da floresta será muito maior do que qualquer cultivo ou pastagem, mas modificações no uso do solo, geralmente implicam em mudanças no fluxo de vapor de água para a atmosfera e, consequentemente, no ciclo da água.

Por exemplo, o desmatamento e a exploração madeireira diminuem a quantidade de água que a vegetação libera para a atmosfera (evapotranspiração) e, consequentemente, reduz o volume das chuvas. Com a redução do volume de chuvas, há maior possibilidade de ocorrência de incêndios florestais que, por sua vez, provocam a mortalidade de árvores. Estes incêndios e as queimadas em campos agrícolas e pastagens produzem fumaça que interfere nos mecanismos de formação das nuvens, também dificultam a ocorrência de chuvas.

O que é Evapotranspiração. Dicionário Ambiental. ((o))eco, Rio de Janeiro, nov. 2014. Disponível em: <https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28768-o-que-e-evapotranspiracao/>. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Impressão Botânica - India Flint

Índia Flint e a produção de corantes botânicos Designer, artista, escritora e criadora de ovelhas, India Flint nasceu em Melbourne e viveu em diversas localidades da Austrália, Áustria e Canadá.   Essa vida nômade enriqueceu suas experiências com tecido, arte e moda. Autora de ‘Eco Colour’ (Murdoch Books 2008) e ‘Second Skin’ (Murdoch Books 2011), compartilha métodos sustentáveis ​​para colorir papel e tecido.   Hoje reside na região rural no sul da Austrália e viaja pelo mundo ensinando a técnica que foi inspirada pela forma que sua avó da Letônia decorava os ovos de Páscoa.   “ Quando eu era uma criança muito pequena, tive a grande sorte de ser cuidada da minha avó materna, enquanto minha mãe prosseguia com estudos de arte. Aos poucos percebi o quão influente foi sua orientação e que eventualmente se tornaria uma forma de sustento, usando as simples técnicas que ela me ensinou todos esses anos atrás. ” Trecho do livro “Eco Colour”.   A técnica de Eco Print desenvolvido no decurso da

Crianças influenciam seus pais em relação às mudanças climáticas

Por  Instituto Brasileiro de Sustentabilidade A importância das crianças para nossa sociedade é inquestionável. São as crianças de hoje os cidadãos e agentes de amanhã, nas mais diversas áreas, vivendo e tomando decisões que impactarão tanto suas vidas de uma forma singular quanto a sociedade como um todo. Um artigo publicado na renomada revista  Nature Climate Change  elaborado por cientistas da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, demonstrou que as crianças exercem um importante papel quanto à conscientização sobre as mudanças climáticas dentro de suas famílias, pois, uma vez preocupadas com o tema, tendem a influenciar seus pais a também se preocuparem. Considerando que o conteúdo que as crianças aprendem na escola pode, de fato, influenciar no dia a dia mais sustentável da família, pode-se considerar a educação ambiental uma ferramenta de mudanças nos hábitos e preocupações relacionadas ao meio ambiente para agora, e não somente para as próximas gerações. Crianças que desenv